2020 na Linha do Tempo

03/05/2017

A capa da revista Você RH em Fevereiro de 2016 chamou minha atenção e ali estava em letras grandes                          ” VAI FALTAR TRABALHO?”

 

img032 (2)

 

A Quarta Revolução Industrial está mais próxima do que imaginamos. Irá afetar diretamente a maneira que estamos trabalhando, nossos relacionamentos e principalmente nossa vida. O que seria então essa Quarta Revolução?

 

Veja o que está ao seu redor e perceba que não faz mais o que era simples e natural. Tudo está conectado e manipulado pela maior rede de informações jamais criada no mundo. A inteligência artificial já está presente em nosso dia a dia e nem percebemos. A computação cognitiva é um termo novo para quem se preocupava em informação cognitiva. A tecnologia em impressão passa à ser em três dimensões. O desenvolvimento de robôs microscópicos passa à ser não mais filme de ficção. A cada dia vejo um filme onde a máquina substitui a mão de obra humana.

 

A produtividade fica em primeiro plano e de certa forma a qualidade de vida das pessoas, contudo estão enterrando a mais preciosa menção que é a capacidade humana de pensar, raciocinar e resolver.

“Se criarmos uma geração que só sabe buscar o que precisa da telinha do celular, essas pessoas vão reduzir a um dedo”, diz Fabio Gandour – Cientista Chefe da IBM.

 

Trabalhos manuais ajudam a criar uma percepção diferente da que extraímos da tecnologia.

O Melhor do Inesperado – “Perdemos nossa capacidade de se relacionar com as coisas mais essenciais de nossas vidas, aquilo de mais básico e elementar”.

 

Em meu filme “O Melhor do Inesperado” quero evidenciar o momento que estamos passando e mostrar como é simples voltar a fazer coisas que esquecemos ou perdemos a vontade de fazer. Conhecer a pessoa que irá trabalhar em sua empresa é de vital importância para descobrir seu real significado de querer desenvolver um trabalho que irá ajudar o seu negócio à crescer. A empatia está ausente em quase todas as estações de trabalho. A vivência e o conhecimento que cada um adquiriu é o que importa.

 

No Fórum Econômico Mundial foi comentado que nos próximos anos não teremos mais oportunidades de emprego para compensar o volume de demitidos atualmente. Colocando dois pontos importantes de análise, um é a participação das máquinas nos postos de trabalho, outro é quanto maior o desenvolvimento maior o acesso a tecnologia.  Esses fatores ameaçam os empregos atuais – afirma David Baker fundador da revista Wired – Estuda o impacto da tecnologia no trabalho.

 

tree-200795_1920

“Tudo está conectado e manipulado pela maior rede de informações jamais criada no mundo”.

 

Para mostrar o que poderá afetar os negócios, indústrias, pessoas e países, a Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial 2016, listam alguns pontos que devem ser observados para podemos nos preparar para o que vem a seguir:

O que já passou

Volatilidade Econômica;

Internet móvel e cloud computing;

Big Data.;

Crowdsourcing e economia compartilhada;

Aumento da classe C nos países emergentes;

Urbanização crescente;

Mudanças no ambiente de trabalho e contrato flexíveis;

Alterações climáticas e limitação de recursos naturais.

 

2015 para 2018

Novas fontes e tecnologias de energia;

A internet das coisas;

Crescimento da fabricação e impressão 3D;

Longevidade da população;

Preocupação dos consumidores com questões éticas;

Maior poder às mulheres.

 

2018 para 2020

Aumento da robótica e transporte autônomo;

Inteligência artificial e aprendizado das máquinas ;

Avanço nos materiais e biotecnologia.

Fonte: Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial 2016.

 

virus-1812092_1920

Biotecnologia – Vírus Qimono.

 

 

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3018.1346

onde estamos:

Av 7 de Setembro, 4214, sl. 705
Batel - Curitiba/PR
CEP: 80250-085

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo