Clientes antigos, nem pense em perder.

 

 

Nesse momento de tempos difíceis o cliente antigo passa à ser um objetivo que deve estar em toda organização e principalmente na equipe de vendas.  Como já dizia Kotler, gastamos cinco à sete vezes mais para conquistar um cliente novo do que manter o atual. Portanto, o custo nesse momento é relevante e assim não podemos perder o que já conquistamos com muito custo.

 

O momento é delicado e precisa de atenção, os clientes antigos devem ser cuidadosamente monitorados para que nem pensem em mudar de produto, marca ou opção. Em tempos de vacas magras o diferencial de vendas é estar ao lado de seu cliente fiel, o qual sempre adquiriu seu produto e quando precisou você estava lá.

 

Os negócios precisam manter sua renda numa posição positiva e a força de vendas fica precionada à apresentar resultados dentro das metas e objetivos planejados. Eles precisam tirar água de pedra para manter os volumes de produtos em giro e sustentar os custos fixos, pelo menos dentro de um período.

Nessa guerra na busca de vendas, a equipe pode esquecer de cuidar do que já tem e na ânsia de buscar novos clientes acaba de esquecer aquele cliente antigo.

 

As metas devem ser sempre revisadas para mostrarem a melhor realidade do momento, caso se mantenha em índices anuais anteriores, poderá ficar defasada na realidade dos momentos atuais.

Esse plano pode voltar a ser mensal e por um controle anual para que então se estabilize no encontro de metas mais tangíveis e honestas praticáveis para a saúde do negócio ficar estável e não apresentar altas e baixas desnecessárias, criando um clima mais favoravel para produtividade.

 

Manter a equipe motivada e alerta pode colaborar com a manutenção de seus objetivos. Em épocas que vender chega ser um desafio e não mais uma consequência de desejo de aquisição do consumidor.

Serve muito bem esse ecomentário “quando o cotidiano é automatizado e os consumidores tem uma infinidade de informações disponíveis online, o vendedor deixa de ser alguém que oferece mercadoria para se transformar em um curador. Ele não apenas solociona problemas como antecipa outros, e comercializa insights mais do que itens” Daniel Pink, autor do best seller Saber Vender é da Natureza Humana.

 

Trabalhe agora nas pessoas que já são clientes, cuide delas, fale com elas, tragam elas para uma boa conversa para mostrar seu interesse nelas, que elas são importantes para o negócio. Talvez com isso elas percebam a diferença entre outros que esqueceram delas.

 

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