Porque a Uber é um negócio potencialmente transformador.

16/03/2017

jaguar-1366978_1920

 

A Uber consegue atingir cinco das seis características de um modelo de negócio transformador, talvez isso possa fazer diferença no meio dessa competitividade que passamos e principalmente pela visão do cliente que busca sempre algo melhor.

 

Na edição de Outubro/16, a revista Harvard Business Review apresenta uma pesquisa sobre “O Modelo de Negócio Transformador”. Realizaram uma avaliação em 40 empresas que colocaram modelos novos  de negócios no mercado e analisaram o seu desempenho. Assim conseguiram perceber que nem todas atingiam uma relação direta com essas características que davam maior chance de sucesso de transformação.

 

A conclusão é que um negócio transformador devem ter três ou mais destas particularidades. Segue abaixo os pontos analisados:

 

  1. personalização;
  2. processo de circuito fechado;
  3. compartilhamento de ativos;
  4. preços baseados em uso;
  5. ecossistema colaborativo;
  6. organização ágil e adaptativa.

 

O único atributo que a Uber não preenche é o processo de circuito fechado, são em que os produtos produzidos são usados e depois eliminados, ou seja, reciclados. No entanto, todos os outros pontos são ativos e fazem com que este negócio que utiliza novas tecnologias seja inovador, diferente, atraente, conquistador ao usuário.

 

O compartilhamento de ativos, os motoristas usam o próprio carro, trazem uma utilidade maior ao seu investimento feito no veículo do que ser imobilizado. O ecossistema participativo faz com que se organize na procura de clientes usando o Big Data. (Big Data/Houzen Blog).

 

Com essa ferramenta aplicada os motoristas sabem onde podem encontrar mais usuários com maior demanda, por outro lado, os clientes obtém um valor baseado no uso reduzindo o custo da viagem.  Utilizando o dispositivo móvel cria a possibilidade de localização dos veículos disponíveis mais próximos e sua avaliação, posicionando o status de cada um. O objetivo disso é que o consumidor receba sempre uma oferta cada vez melhor, com carros limpos, qualidade no atendimento personalizando o serviço. O resultado possibilita a escolha do melhor motorista dentro de sua necessidade.

 

gear-408364_1280

 

Negócio Novo

Quer começar um negócio novo?

 

Pesquise o que já existe e veja se consegue fazer melhor dentro dessas propriedades chaves mencionadas. Caso não consiga, terá poucos motivos para continuar, porém caso sua ideia supere em três ou mais, seu negócio tem boas oportunidades de conquistar o que propõe e se tornar um modelo. Lembrando que para cada setor ou área de atuação precisa compreender como identificar esse pontos na sua particularidade e assim avaliar como a tecnologia será melhor aplicada em benefício próprio.

 

 

compartilhe nas redes sociais:

Telefone:

(41) 3018.1346

onde estamos:

Av 7 de Setembro, 4214, sl. 705
Batel - Curitiba/PR
CEP: 80250-085

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo