A capa da revista Você RH em Fevereiro de 2016 chamou minha atenção e ali estava em letras grandes ” VAI FALTAR TRABALHO?”
A Quarta Revolução Industrial está mais próxima do que imaginamos. Irá afetar diretamente a maneira que estamos trabalhando, nossos relacionamentos e principalmente nossa vida. O que seria então essa Quarta Revolução?
Veja o que está ao seu redor e perceba que não faz mais o que era simples e natural. Tudo está conectado e manipulado pela maior rede de informações jamais criada no mundo. A inteligência artificial já está presente em nosso dia a dia e nem percebemos. A computação cognitiva é um termo novo para quem se preocupava em informação cognitiva. A tecnologia em impressão passa à ser em três dimensões. O desenvolvimento de robôs microscópicos passa à ser não mais filme de ficção. A cada dia vejo um filme onde a máquina substitui a mão de obra humana.
A produtividade fica em primeiro plano e de certa forma a qualidade de vida das pessoas, contudo estão enterrando a mais preciosa menção que é a capacidade humana de pensar, raciocinar e resolver.
“Se criarmos uma geração que só sabe buscar o que precisa da telinha do celular, essas pessoas vão reduzir a um dedo”, diz Fabio Gandour – Cientista Chefe da IBM.
Em meu filme “O Melhor do Inesperado” quero evidenciar o momento que estamos passando e mostrar como é simples voltar a fazer coisas que esquecemos ou perdemos a vontade de fazer. Conhecer a pessoa que irá trabalhar em sua empresa é de vital importância para descobrir seu real significado de querer desenvolver um trabalho que irá ajudar o seu negócio à crescer. A empatia está ausente em quase todas as estações de trabalho. A vivência e o conhecimento que cada um adquiriu é o que importa.
No Fórum Econômico Mundial foi comentado que nos próximos anos não teremos mais oportunidades de emprego para compensar o volume de demitidos atualmente. Colocando dois pontos importantes de análise, um é a participação das máquinas nos postos de trabalho, outro é quanto maior o desenvolvimento maior o acesso a tecnologia. Esses fatores ameaçam os empregos atuais – afirma David Baker fundador da revista Wired – Estuda o impacto da tecnologia no trabalho.
Para mostrar o que poderá afetar os negócios, indústrias, pessoas e países, a Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial 2016, listam alguns pontos que devem ser observados para podemos nos preparar para o que vem a seguir:
Volatilidade Econômica;
Internet móvel e cloud computing;
Big Data.;
Crowdsourcing e economia compartilhada;
Aumento da classe C nos países emergentes;
Urbanização crescente;
Mudanças no ambiente de trabalho e contrato flexíveis;
Alterações climáticas e limitação de recursos naturais.
Novas fontes e tecnologias de energia;
A internet das coisas;
Crescimento da fabricação e impressão 3D;
Longevidade da população;
Preocupação dos consumidores com questões éticas;
Maior poder às mulheres.
Aumento da robótica e transporte autônomo;
Inteligência artificial e aprendizado das máquinas ;
Avanço nos materiais e biotecnologia.
Notice: compact(): Undefined variable: limits in /var/www/vhosts/houzen.com.br/public_html/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853
Notice: compact(): Undefined variable: groupby in /var/www/vhosts/houzen.com.br/public_html/blog/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 853