
O momento da economia brasileira já é parte de nosso engodo para uma crise de situação, mas o que é crise?
Buscando alguns significados, como: segundo dicionário Aurélio “embaraço na marcha regular dos negócios” ou ainda ” conjuntura ou momento perigoso, difícil ou decisivo”, também “falta de alguma coisa considerada importante”, outra como “grave desequilíbrio conjuntural entre a produção e o consumo, acarretando aviltamento dos preços e/ou da moeda, onda de falências, desemprego”.
Com essas pequenas definições afirmamos que é uma reação natural de acomodação de situações e seus indicadores movidos pela carência de uma pronúncia correta de uma economia. Faz parte de nossas vidas como brasileiros viver as situações de acomodações de interesses sociopolíticos sem controle e ainda desgovernadas.
Nos tempos difíceis é onde surgem as grandes oportunidades e descobertas, pois exige que o ser humano pense mais e ache uma saída. O pânico e desespero cria uma reação em busca da sobrevivência natural e nisso somos experts. O brasileiro tem uma criatividade de causar inveja em outras nações. Portanto, aproveite a oportunidade e faça a diferença.
É nessa situação que estamos, somos mais de 200 milhões, quem consegue parar uma economia desse tamanho? Precisamos ver de perto as pessoas e compreendê-las em sua essência e necessidade. Chegaremos à 10% de desempregados?
Segundo Christian Orglmeister , sócio e diretor de operações da The Boston Consulting Group (BCG), “chegou a hora de ir além, de reavaliar o modelo de negócio e a forma como se gerenciam os empregados”.
“Uma ferramenta não gera mais que o programado. Já o ser humano sim”.
“Do inesperado se consegue extrair o melhor de cada pessoa, fazendo com que sua satisfação e produtividade aumentem”.
“Empatia! Se colocar no lugar dos outro, buscar compreender emocionalmente aqueles que nos cercam”.
“Quando uma pessoa tem o bem-estar de sua vida pessoal atrelada ao trabalho, não somente a sua satisfação aumenta , mas também sua produtividade”.

Estas são algumas frases do nosso filme ” O Melhor do Inesperado“, é um curta-metragem idealizado pelo CEO da Houzen, Henrique Olsen Pizzatto, que propõe uma redescoberta do prazer de trabalhar, do contato com a natureza e da empatia pelos nossos colegas de trabalho.
Segundo análise da BCG , “a crise está pedindo mais do que uma redução de custos. É preciso aumentar a eficiência da companhia com iniciativas de vida longa”. Com cinco iniciativas definidas em análise: