O estado emocional das pessoas é um fator de vital importância para o trabalho que elas realizam. Uma equipe que pretende gerar os resultados aguardados precisa estar em sinergia, o conhecido “efeito do conjunto”: um profissional desmotivado pode atingir o restante do time que fica estressado, instalando dessa forma a falta de coletividade, colaboração, resultados participativos e aquele “um por todos e todos por um”. Mas é possível reverter esse cenário.
Entenda o que está havendo com o profissional desmotivado
Portanto, se está pensando em fazer o seu time melhorar de desempenho precisa medir como está o desgaste de cada colaborador aplicando um questionário apropriado com um teste psicológico. Após esse processo poderá conhecer a situação pela qual o profissional passa no momento e assim ter muito mais chances de realizar atividades manuais onde exigirá um desafio para a equipe e com isso também poderá medir o relacionamento dos elementos com o grupo.
É perceptível quando um membro da equipe não está bem emocionalmente. É preciso entendê-lo e buscar resolver.
Incentivos e benefícios
Importante que o grupo formado deve ser submetido à estímulos motivacionais que devem realizar os desejos, anseios, objetivos de cada um e do departamento a qual a equipe pertence. Por isso, além do âmbito psicológico e emocional de um time estressado, há outros incentivos para reverter a baixa produtividade. Um estudo recente realizado em diversas capitais brasileiras, encomendado pela empresa de benefícios Edenred ao Instituto Ipsos, levantou que a promoção de incentivo e recompensas são uma necessidade no ambiente corporativo: 60% dos entrevistados esperam que campanhas de incentivos e benefícios sejam prioridades dentro de um negócio.
Stress no ambiente corporativo
O nível de stress presente aumenta a ansiedade em relação à solução dos problemas. O stress no ambiente corporativo é uma energia negativa que caso fosse empregada positivamente nas atividades diárias poderia atingir metas e trazer resultados. Por isso é tão importante que a frustração individual ou da equipe seja tratada adequadamente. Já é fato que psicólogos participam diretamente da situação emocional dos funcionários para que eles possam desenvolver suas habilidades reais que, afinal, constam em sua experiência profissional e formação.
Reverta à situação conhecendo melhor os profissionais em seu emocional, assim a produtividade virá naturalmente.